A Região

Localização

Estamos no Rio Negro, na região do no Lago do Acajatuba, a 60km de Manaus. Para se chegar ao Manati Lodge é necessário 1 hora de carro pela AM070 e, dependo da época do ano, mais 25 à 45 minutos em lancha rápida (25 minutos no período de cheia e 45 min na seca). Nossa ligação muito próxima com o Rio Solimões, através dos paranás e furos, confere à nossa região uma natureza exuberante, com grande diversidade da fauna e flora amazônicas.

RDS Rio Negro

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro foi criada em 2008 e faz parte do Corredor Central da Amazônia e Mosaico do Baixo Rio Negro, uma rede de Unidades de Conservação que visa preservar a natureza e assegurar as condições necessárias para a reprodução do modo de vida das comunidades tradicionais, bem como valorizar, conservar e aperfeiçoar o saber e as técnicas de manejo do ambiente desenvolvido por essas populações.

A RDS Rio Negro é constituída em sua totalidade por Floresta Ombrófila Densa. No âmbito biológico, pode-se citar a possível presença de espécies endêmicas em situação vulnerável e de espécies novas; presença de formação vegetal de alta importância para a conservação; heterogeneidade de ambientes; grande número de nascentes de corpos d'água; lagos, praias, igarapés, igapós, fauna e flora endêmica interflúvio Negro/Solimões e alto potencial para turismo ecológico, especialmente o turismo de base comunitária e o turismo ornitológico (CEUC; ARPA, 2013).

Referências bibliográficas

BRASIL. Lei no 3,355, de 26 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a redefinição dos limites territoriais da Área de Proteção Ambiental da Margem Direita do Rio Negro, Setor Paduari-Solimões, criada pelo decreto n.o 2.646, de 22 de maio de 2001, e cria a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, e dá outras providências. Diário Oficial [do Estado do Amazonas], Amazonas, página 9, 30 dez. 2008.

ISA. Banco de Dados do ISA, dezembro/2009.

Mudar idioma